ARTIGOS CRIATORIO RENAN







Criatorio Renan


CRIAR CANARIO DA TERRA ATÉ CHEGAR NO MAIOR
“Guiranheemgatu
Aqui nesse site gostaria de compartilhar com todos um pouco da minha experiência na criação de canário da terra, e também ajudar iniciantes e até experientes a conseguir reproduzir em cativeiro essa Ave maravilhosa e tão amada por muitos que é o CANÁRIO DA TERRA.
PORQUE O NOME É CANARIO DA TERRA?
O Nome: Canário da Terra
Não se pode confundir o nosso Canário da Terra com os canários vistos em lojas de animais. Estes são os chamados “Canários do Reino”, ou “Canários Belgas”. O nosso Canário da Terra é o Sicalis Flaveola Brasilienses. Os Canário do Reino são os Canarius Sirenus. Estes últimos são muito diferentes dos Canários da Terra; de origem e família absolutamente distintos.
Segue uma explicação para as diferentes nomenclaturas. O “Canário do Reino” é um pássaro criado em cativeiro há séculos na Europa. Um dos que melhor se reproduz em gaiolas. A origem de seu nome é a seguinte: há um conjunto de ilhas no sul da Espanha que se chama “Ilhas Canárias”. As ilhas receberam o nome de “Canárias” porque lá havia uma grande população de Presa Canário, que é uma raça européia de cães.
Nesta ilha havia muitos destes pássaros (Canarius Sirenus) e eles acabaram recebendo o nome de “Canários” porque só existiam nas “Ilhas Canárias”.
Quando os europeus chegaram às américas (particularmente ao Brasil), trouxeram estes exemplares de pássaros. Mas algum tempo depois eles notaram na nossa fauna uma outra espécie, também notável pelo seu canto. Tanto que também apelidaram esta ave de “Canário”.
Mas para que houvesse distinção entre o canário criado na Europa e o canário que já havia aqui, eles procederam da seguinte forma: o canário originário da Europa recebeu o nome de “Canário do Reino”. Em alguns lugares do Nordeste do Brasil ele é inclusive chamado de “Canário do Império”. O canário que já havia no Brasil foi chamado de “Canário da Terra”.
No nordeste do Brasil havia muitos holandeses e belgas. E os responsáveis por trazer estes canários da Europa para as regiões do nordeste do país foram os belgas. Daí a razão de o Canário do Reino ser chamado de “Canário Belga” em muitos lugares (apesar de ser originário da Espanha).
Há também uma curiosidade no que toca ao nome do Canário da Terra entre os índios brasileiros. Eles chamavam o Canário da Terra de Guiranheemgatu, cujo significado é “pássaro de canto bom”. Este nome que os nativos davam ao Canário da Terra era por causa do volume da cantoria do canário (que podia ser escutado a longas distâncias).
O canário-da-terra-verdadeiro ou canário-da-terra (Sicalis flaveola) é uma espécie de ave da família Emberizidae. Originário daAmérica do Sul.
O canário-da-terra (canário-terra) faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão-de-barro, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas, ou porongos pendurados com entrada adequada ao seu tamanho. Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa do ninho, chegando a atacar aves maiores que dele se aproximem. Em cativeiro, muitas vezes reproduzem-se em gaiolas de 63x40x30 cm, com uma caixa para ninho com 15 cm de lado e que tenha um furo para entrada. Normalmente, podem ser utilizados sacos de estopa cortados e desfiados para que a fêmea confeccione o ninho.
Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para a criação em cativeiro.
ALIMENTAÇÃO
  1. ÁGUA
  • Água mineral  trocar 1 vez ao dia.
  1. MISTURA DE SEMENTE
  • 1kg de alpiste , 400gr de painço verde , 200gr de ração extrusada canário, ou quem preferir pode ser dado somente ração extrusada para isso temos ótimas opções como a SM16 da Megazzo.
  1. FARINHADA
  • A Farinhada supre todas as proteínas  aminoácidos  que não são encontrado nas sementes. Eu acredito que o maior segredo da criação está em uma boa alimentação, As fêmeas principalmente precisam ter uma boa alimentação pois só com uma boa alimentação elas terão a segurança que não faltará comida para seus filhotes.
  1. ALMEIRÃO
  • 1x na semana.
  1. CASCA DE OVO
  • Casca de ovo branca moída, jogar no fundo da gaiola. 
  1. AREIA
  • Espalhar no fundo da gaiola um pouco de areia limpa.
VERMIFUGO : Administrar 1 vez por ano um vermífugo para todas as aves, e para os filhotes administrar com 6 meses de nascidos e 12 meses, administrar por 5 dias seguidos  dar uma pausa de 15 dias e repetir novamente mais 5 dias, 3 gotas em um bebedouro de 50ml
 QUALIDADE DE VIDA PARA OS CANARIOS E PRINCIPALMENTE GALADORES
O canário da terra fica muito fogosos em gaiolas de madeira, geralmente são voadeiras de 80cm a 1.5mt que alem de ajudar eles a exercitar muito o ano todo não deixando  ele engordar, ajuda também a ter força na época de reprodução para galar as fêmeas.
Essas gaiolas voadeiras geralmente todas tem cumbuca, isso facilita muito deixar o canário mais fogoso e também ajuda a passar ele de uma gaiola para outra ou até mesmo colocar em gaiolas de passeio ou galadeiras.

O uso dessas Voadeiras é extremamente importante, principalmente do quesito peso e qualidade de vida.
O canário da terra é uma ave que gosta muito de voar exercitar e ciscar o fundo da gaiola, isso faz parte do seu estilo, um canário gordo e obeso é comparável a nós humanos, uma pessoa obesa tem muito menos disposição e sente-se mais cansado comparado a uma pessoa atlética que pratica esporte diariamente e está sempre em forma.  Acho que muito pouco é falado e conversado sobre esse assunto e na diferença que isso faz na vida de um CANÁRIO DA TERRA, principalmente na preparação antes dos torneios e durante a reprodução.
  • REPRODUÇÃO
O material a disponibilizar para as fêmeas fazerem o ninho pode ser corda de sisal que é fácil de encontrar em casas de materiais para construção, pegue a corda e desfie conforme fotos abaixo.

Dicas- colocar um macho já amarelo bem fogoso de frente para as fêmeas, deixando assim ele vendo todas elas e elas vendo ele,  colocar na gaiola do macho um ninho e bastante material para ele fazer o ninho, se ele tiver bem fogoso começará a fazer o ninho sozinho e vai ficar pedindo fogo para as fêmeas, deixe assim por 3 dias, e depois esconda o macho.
Perceberá que as fêmeas que foguearam começarão a fazer o ninho também, olhe todo dia o ninho da fêmea, as que começarem a carregar sisal para seu ninho é que já estão pronta, então deverá mostrar o macho para a fêmea, se ela se baixar pedindo gala, deve passar o macho para a gaiola dela o mais rápido possível  tomando muito cuidado para não assustar o macho e nem a fêmea.
Assim que ele galar a fêmea volte ele para a sua gaiola, uma única galada do macho já será necessário para fecundar todos os ovos que ela botar, a gala de um macho fecundará os ovos até o 8ª dia, então a gala mais eficaz é da véspera da primeira postura. Se o canário galar a fêmea e só depois de 4 dias ela botar o primeiro ovo, provavelmente se ela botar 6 ovos  o sexto ovo não estará fecundado, a dica então é tentar galar a fêmea o mais próximo de ela botar possível, se tiver pouca fêmea passe o macho para galar todo dia de manhã, se ela não pedir mais gala quer dizer que está pronta para botar seu primeiro ovo.
Depois que a Fêmea botou seu primeiro ovo evitar que ela veja o macho novamente, deixe ela o mais tranqüilo possível, ela botará entre 4 a 6 ovos, só depois que ela botar o ultimo ovo ela começará a chocar os ovos, ela começará a chocar e aí serão 11 dias para nascer os seus primeiros filhotes.
DICA- após 4 dias que a Fêmea estiver chocando, provavelmente será 4 dias depois que ela botou seu ultimo ovo, vc irá olhar o ovo ver se está galado, para isso pode usar a própria lanterna do seu celular, vá até um quarto meio escuro e coloque a lanterna do celular embaixo do ovo e veja:


Assim que nascer os filhotes forneça para as fêmeas água limpa e trocada a cada 2 vezes no dia, a água não pode conter cloro, de a ela uma farinhada de costume, larva de tenebrio, e mistura de sementes, isso tudo é mais que suficiente, não precise exagerar na quantidade de comida  na gaiola, o importante é a quantidade certa,  e trocada todo dia.
Dicascrie uma rotina de sempre tratar das fêmeas que estão com filhotes, no mesmo horário, e também somente entrar nessas horas sozinho ou sempre a mesma pessoa, com isso as fêmeas , terão confiança em você, saberão que sempre nessas hora terá comida fresca e nunca faltará comida para seus filhotes, esse procedimento é muito importante e isso precisa ser feito ao menos duas vezes ao dia, assim que clarear o dia e também pelas 14:00 com isso concerteza você terá sucesso!!!
A SELEÇÃO
Lembrando que criar um pássaro bom e criar um pássaro ruim o manejo será o mesmo, o prejuízo será maior criando-se pássaros ruins, pois, basta computarmos a perda de tempo fazendo algo que não leva a lugar nenhum. Assim não basta criar, devemos buscar criar o melhor.
Infelizmente, no caso de nossos canários, e seja qual for esse canário, sempre teremos um pássaro heterozigoto. Assim, mesmo que já tenha exteriorizado seus excelentes predicados, não podemos ter certeza de qual o percentual de aproveitamento de sua prole. Pássaros heterozigotos, passam tanto suas boas qualidades bem como qualidades ruins.
Desta forma, como ponto de partida, devemos utilizar na reprodução, pássaros sem defeitos aparentes e portador dos predicados desejados que buscamos desenvolver nos seus filhos. Como contrapartida a esta afirmação, pássaros que não atendam plenamente aos predicados desejados, devem simplesmente ser descartados de uma possível reprodução, para evitar um grandioso desperdício de tempo. Ilusão não combina com seleção.
No entanto vale ressaltar que a regra básica para iniciar verdadeiramente o processo de seleção estabelece que “o macho tem que ter relação de parentesco com as fêmeas”.
Desta forma, uma vez eleito o Fundador do programa de seleção a ser desenvolvido (que deve ser o melhor pássaro que pudermos adquirir ou emprestar), o trabalho será pautado em cruzamentos fechados. Desta forma é que conseguiremos o ½ sangue, o ¾, o 7/8, o 15/16, etc .
Cabe no entanto lembrar que um bom padreador você deve cria-lo, não iludindo-se que irá encontrá-lo por aí, ainda que seja o campeão de um torneio.
O modelo ideal de iniciarmos este processo de reprodução seletiva, é a prática da consangüinidade fechada (inbreeding), cruzando: PAI com a FILHA; com a NETA; com a BISNETA; etc… até conseguirmos um produto que seja portador de 31/32 (ou 96,86%) de sangue do Fundador Inicial quando então teremos o nosso “REPRODUTOR”. Esse Reprodutor será Homozigoto. Ou seja, com certeza passará suas qualidades a sua prole. Ver o quadro de cruzamentos apresentado a seguir.
CANÁRIO INICIAL X FÊMEA INICIAL = FILHO (a) F 1 = ½ sangue
CANÁRIO INICIAL X FÊMEA F 1 = FILHO (a) F 2 = ¾ de sangue
CANÁRIO INICIAL X FÊMEA F 2 = FILHO (a) F 3 = 7/8 de sangue
CANÁRIO INICIAL X FÊMEA F 3 = FILHO (a) F 4 = 15/16 de sangue
CANÁRIO INICIAL X FÊMEA F 4 = FILHO (a) F 5 = 31/32 de sangue
(Esse produto que apresenta 31/32 de sangue do Canário Inicial já pode ser considerado puro – porém já é homozigótico ou seja, sangue fechado no Canário Inicial)
O PREDICADO QUE PROCURAMOS
Um trabalho de Seleção e Aprimoramento Genético pode ser feito objetivando melhores predicados para o Canto ou para a Fibra. Seja para uma ou outra modalidade, devemos ter em mente, que exigirá dedicação e perspicácia e principalmente manter a firmeza dos objetivos traçados.
Ainda não sabemos se a Fibra é transmitida por um gen ou por uma combinação de gens. No entanto vale lembrar que ninguém tem o que não herdou. O piado por exemplo, é herdado geneticamente, já o Dialeto de Canto, é aprendido.
Mas, precisamos desmistificar folclores presentes no dia a dia da transação passarinheira. Afirmações do tipo: “esse pássaro é ruim, mas dá cada filho bom”; é mentira, é pura balela, representando o tipo de afirmação que deve ser necessariamente desconsiderada, por uma pessoa seriamente comprometida com um trabalho de seleção. Perder tempo com um pássaro ruim, na remota esperança que seus filhos herdem, por atavismo qualidades de ascendentes mais remotos é pura perda de tempo. Um risco que nenhum criador sério poderá correr.
A seleção deve ser rígida no limite, e tem que se ter à endogamia. A seleção também pode ser feita com o uso de parentes mais distantes, tipo Tio com Sobrinha, meio Irmãos, Primos com Primas, etc. porém é um caminho mais comprido e deve ser previamente traçado.
Pássaros que não exteriorizaram os predicados não devem ser utilizados na reprodução. O chamado olho clínico, é uma qualidade que deve ser desenvolvida e permanentemente aprimorada pelo selecionador.
Deve-se educar o olho para identificar predicados nos pássaros. Neste aspecto, é primordial, educar os olhos para os seus próprios pássaros, sabendo enxergar os defeitos e eliminar os indesejáveis.
Aqui vale lembrar o selecionador alemão de cães, que sem contemporizar, não se furta dos seus objetivos, quando precisa eleger os melhores da prole que justificam permanecer no plantel.
Vale lembrar que:
1 – Nunca teremos dois irmãos iguais na mesma ninhada;
2 – Não se deve utilizar na reprodução Machos com menos de 3 anos de idade, pois antes desta idade, não foram devidamente avaliados em todos os seus predicados ou defeitos;
3 – Se existir dúvidas das qualidades de um pássaro, não se deve leva-los para a reprodução;
4 – Imediatismo não se aplica nem para a seleção de baratas.
Sabemos que os alemães tem linhagens definidas para distintas raças, porque foram rígidos nos procedimentos de seleção e aprimoramento genético. Desta forma destacaram-se com Cães e Canários (serinus canária).
[i]O pior erro que se pode cometer, é partir dos princípios errados[i]. Para isto devemos ser frios no raciocínio.
Mesmo quando se deparar com um pássaro, que apresenta as qualidades desejadas, observe durante algum tempo, analisando a regularidade com que este pássaro manifesta as suas qualidades.
Concluindo, neste processo de seleção, encontramos três caminhos a serem seguidos, na obtenção do Canário da Terra com os predicados desejados:
Sorte – Tal qual ganhar na Megasena, estatisticamente as chances são pequenas;
Dinheiro – Com quantias adequadas, poderá até encontrar o pássaro com os predicados desejados, e comprá-lo;
Anos de Trabalho – Esta é a forma mais lenta, mas, segura. O investimento em trabalho e esforço será recompensado e chegará um momento que terá conseguido o Canário da Terra que tanto almejou.